El Chaltén está localizada na província de Santa Cruz e é a cidade mais recente da Argentina, pois até 1985 era apenas uma vila que faz fronteira com o Chile. É conhecida como a capital do trekking da Argentina, um dos principais destinos para montanhistas do mundo todo. As montanhas mais procuradas da região são: o Cerro Fitz Roy, ou El Chaltén, que deu o nome à cidade; e o Cerro Torre, considerado por muitos a montanha mais difícil do mundo.
A única forma de se chegar a El Chaltén é via estrada, já que o aeroporto mais próximo fica a 210 km dali, em El Calafate. E, para conhecer os pequenos comércios e restaurantes, a melhor maneira é caminhar, o que também permite aproveitar a maravilhosa vista dos arredores.
É uma cidade tranquila, ideal para quem quer relaxar, aproveitar o contato com a natureza e fazer trilhas, que por sinal são todas bem sinalizadas e organizadas. Os trekkings mais procurados são os da Laguna Capri e Laguna Torre, que oferecem ótimas vistas para o Fitz Roy e o Cerro Torre. O mapa ao lado ilustra as trilhas mais importantes de El Chaltén e quais as distâncias para percorrê-las.
Os restaurantes locais também são deliciosos, com atmosfera de cidade do interior, onde é possível aproveitar excelentes vinhos, parrilas e empanadas. E tudo fica ainda mais perfeito ao olhar ao redor e ter o melhor visual do mundo como acompanhante.
EXPLORA EL CHALTÉN
Com vista para o vale Elétrico e a geleira Marconi, explora El Chaltén abre suas portas em 2020 numa área conhecida mundialmente pelos amantes da natureza e do trekking. Todos os programas incluem acomodação, transfers de e para o aeroporto, alimentos e bebidas e uma seleção de rotas de exploração projetadas por equipe especializada. Com uma localização única, explora El Chaltén é a base perfeita para conhecer a imponente geografia da Patagônia Argentina. O hotel conta com apenas 20 quartos, focando na simplicidade e em proporcionar o melhor descanso aos exploradores. Possui serviço completo de spa, com banheiras de hidromassagem, sauna e sala de massagem. Há também o bar dos exploradores, um restaurante inspirado na culinária local e uma loja com todos os elementos necessários para realizar as explorações, além de artesanatos locais e livros da região.