Andermatt é a maior comuna suíça situada no vale de Ursern, um dos mais impressionantes vales de montanha da Suíça, aos pés do Passo do Gotardo, bem no cruzamento dos passos que cortam os Alpes Suíços de norte a sul e de leste a oeste.
Devido à sua localização, é servida pela rede ferroviária Matterhorn Gotthard Bahn, uma linha de aproximadamente 206 quilômetros. A partir de Andermatt partem trens para Disentis, Göschenen e Zermatt, sendo um deles o panorâmico Glacier Express, “o mais lento trem expresso do mundo”, uma verdadeira experiência para os sentidos.
Além dos fãs de trens, Andermatt é uma apreciada região para os amantes dos esportes de inverno, e já pode ser considerada uma estação exclusiva e de alto padrão, por conta de seu grandioso projeto de expansão e modernização, com previsão de finalização em 2020. Uma gôndola leva os esquiadores e snowboarders em duas etapas até a área de esqui de Gemsstock, a aproximadamente 3.000 m de altitude. As extensas inclinações desta montanha são ideais para esquiadores experientes, snowboarders e fãs de neve, que podem usufruir de cerca de 120 km de pistas.
Já as áreas esquiáveis de Nätschen e Realp são ideais para famílias; com acesso mais fácil e pistas para todos os graus de dificuldade, onde até os mais iniciantes sentem-se à vontade para praticar o esporte.
Com o passe de esportes de inverno da região de Gotardo-Oberalp, é possível usufruir também da área de esqui de Sedrun, que abriga um parque de neve com área infantil, snowtubing e uma maravilhosa pista iluminada durante a noite. Próximo de Sedrun, os freestylers podem visitar ainda o ACE Snowpark, localizado em Cuolm Val, e a pista de esqui nórdico de “Urserntal” que margeia o rio Reuss em meio a bucólicas paisagens.
. Aéreo: Brasil / Zurique
. Trem: Zurique / Erstfeld / Göschenen / Andermatt – aproximadamente 02h12 horas
. Carro: Zurique / Andermatt – 119 km, aproximadamente 01h45
. Temporada: Outubro a Maio
. Base: 1.444 metros | Topo: 2.963 metros
. Total de pistas: 13
. Intermediário: 23% | Avançado: 43% | Especialista: 33%
. Meios de elevação: 18
THE CHEDI ANDERMATT
Novo e conceituado, o The Chedi une luxo alpino à expressões asiáticas, aliada às vistas deslumbrantes de uma das mais belas regiões da Suíça, fazem hoje do The Chedi o mais lindo hotel de Ski do mundo, tanto que foi nomeado Hotel do Ano 2017 por GaultMillau. Ao todos são 123 quartos e suítes elegantes, quatro excelentes bares e restaurantes, um moderno health club e uma área de spa excepcional.
Sua decoração conta com a presença de materiais tradicionais, como madeiras e pedras naturais, que criam ambientes íntimos e visivelmente impressionantes.